30 de abril de 2014

POLICIA FEDERAL - COMBATE FRAUDE EM MT E PRENDE SEIS SERVIDORES PÚBLICOS.


POLICIA FEDERAL:

Operação Dr. Lao combate fraudes no IBGE e prende 6 servidores no MT.


Cuiabá/MT – A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou, na manhã de hoje (30/4), a Operação Dr. Lao, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa, composta por servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Mato Grosso. O grupo era especializado em desviar recursos públicos, por meio do uso irregular de Cartões de Pagamento do Governo Federal.
Cerca de 70 policiais federais e 10 auditores da CGU participam da operação. Ao todo, estão sendo cumpridos 6mandados de prisão, 2 mandados de condução coercitiva e 15 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Santo Antônio do Leverger, Cáceres, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande. Além disso, foi decretado o sequestro de bens móveis e imóveis dos acusados.
Durante a investigação, apurou-se que o grupo movimentou quase R$ 1,3 milhão, no período de 2010 a 2013. A atuação ocorria por meio de fraude às prestações de contas desses recursos, por meio de saques irregulares, recibos inidôneos (favorecidos que não prestam o serviço descrito ou mortos), dados de veículos incompatíveis com a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), notas fiscais frias, montagens de prestações de contas de servidores diversos por uma mesma pessoa e falsificação de assinaturas dos servidores responsáveis pela concessão e aprovação dessas prestações.
No decorrer dos trabalhos, evidenciou-se, ainda, que sete servidores do IBGE/MT compartilham os mesmos prestadores de serviço (pessoas físicas e jurídicas), supostamente falsos, independentemente da localidade onde estão lotados ou do local onde informam terem realizado a despesa.
Os acusados responderão pelos crimes de peculato (art. 312 do Código Penal Brasileiro), cuja pena de reclusão varia entre 2 e 12 anos, e associação criminosa (art. 288 do CPB), com pena de reclusão entre 4 e 8 anos. 
O nome da operação é uma referência ao personagem do filme “As sete faces do Dr. Lao”, no qual um chinês, mestre dos disfarces, interpreta sete personagens diferentes.

Comunicação Social da Superintendência da Polícia Federal no Mato Grosso
Tel.: (65) 3614-5530

Nenhum comentário:

Postar um comentário