2 de outubro de 2016

ELEIÇÕES 2016 - J. PESSOA/PB Candidatos à Prefeitura de João Pessoa debatem na TV Cabo Branco

Encontro entre os adversários políticos foi na noite desta quinta-feira (29).
Debate aconteceu antes do primeiro turno das eleições municipais 2016.


O debate, realizado no prédio da TV Cabo Branco, foi transmitido pela emissora e também pelo G1
O encontro reuniu candidatos de partidos ou coligações com número de deputados na Câmara Federal superior a nove.
O debate teve duração de cerca de 60 minutos dividido em quatro blocos de discussão. 
As perguntas foram feitas de candidato para candidato, apenas com a condução do mediador do debate, o jornalista Fábio William. 
Em todos os blocos, os tempos de pergunta, resposta, réplica e tréplica dos candidatos foram os mesmos.
O primeiro e o terceiro blocos tiveram perguntas com temas determinados e sorteados. Já o segundo e quarto blocos foram de perguntas com temas livres. 
No quarto bloco houve também as considerações finais dos candidatos. 
A ordem em que os candidatos perguntaram foi sorteada em uma reunião com a presença de representantes de todos os partidos e candidatos participantes.
No primeiro bloco foram feitas perguntas com tema definido por sorteio. Antes de começar, o apresentador Fábio William apresentou as regras do debate. 
Nesse bloco todos os candidatos fizeram perguntas e todos responderam. Os temas sorteados foram saúde, corrupção e habitação. 
A candidata Cida Ramos abriu o debate e escolheu fazer a pergunta ao candidato Luciano Cartaxo. Ela questionou sobre a contrução do Centro de Hemodiálise. 
O segundo a perguntar foi Luciano Cartaxo que, pela regra, fez a pergunta sobre corrupção para Professor Charliton. 
A discussão ficou em cima da contratação de prestadores de serviço. E para fechar o bloco, Professor Charliton fez questionamento sobre o tema da habitação à candidata Cida Ramos. Eles falaram sobe o déficit habitacional de João Pessoa.
Cida Ramos no debate da TV Cabo Branco, em João Pessoa (Foto: Daniel Sousa/G1)

Cida Ramos falou sobre propostas na área de habitação. "Nós vamos construir em João Pessoa 10 mil casas. 
São 10 mil habitações com conceito que essa habitação não seja só moradia, mas que elas possam ter em sua infraestrutura creches, escolas, qualidade na construção, que elas tenham serviços. 
Elas possam ter oferta de transporte público de qualidade. Além das casas, vamos garantiu a regularização das pessoas que têm as casas mas não têm as posses delas. 
Vamos garantir reformas para as pessoas que ganham até três salários mínimos, para que elas tenham assessoria e acompanhamento para realizar as reformas nas suas casas. 
Vamos reurbanizar áreas como Maria de Nazaré, Bairro São José, Alto do Mateus. Vamos levar qualidade em termos habitacionais em João Pessoa", prometeu.
No segundo bloco, os candidatos puderam fazer perguntas de temas livres e cada cadidato pode ser escolhido para responder até duas perguntas. Luciano Cartaxo abriu o bloco e escolheu fazer a pergunta para Cida. 
A pergunta foi sobre educação, mais especificamente o ensino infantil. Já a segunda pergunta foi feita pela candidata Cida Ramos a Luciano Cartaxo sobre o descarte de livros do Projovem Urbano. 
Professor Charliton fechou o bloco de perguntas de tema livre e escolheu fazer a pergunta para Cida Ramos. O assunto foi a mulher, mais especificamente, saúde.
Luciano Cartaxo no debate da TV Cabo Branco, em João Pessoa (Foto: Daniel Sousa/G1)

Luciano Cartaxo falou sobre o que fez na área da educação. 
"O investimento que nós estamos fazendo na educação do nosso município. 
Nós dobramos o número de alunos em sala de aula nas escolas de tempo integral na cidade de João Pessoa. 
Chegamos a cinco novas escolas entregues na cidade de João Pessoa em uma área fundamental que é o ensino que a gente considera ideal para João Pessoa que é o ensino em tempo integral. 
Vamos continuar investindo cada vez mais climatizando, melhorando, investindo, fazendo mudanças na transformação das escolas para tornar as escolas mais atraentes para os alunos. 
Nós fizemos um concurso público na área de educação para 1.300 vagas. 
Dei posse a todos de uma única vez. Estamos fazendo mais investimentos ainda na educação quando a gente consegue construir uma escola no Alto do Mateus, uma escola bilíngue, em tempo integral, que vai melhorar e muito a qualidade da educação na cidade de João Pessoa. Essa é a nossa proposta", disse.
O terceiro bloco também foi de perguntas de temas determinados por sorteio, assim como o primeiro bloco. Os temas sorteados foram segurança, educação e nepotismo. 
Luciano Cartaxo abriu o terceiro bloco e fez a pergunta à candidata Cida Ramos
O debate girou em torno de como o Governo Municipal pode ajudar o Estado na melhoria da segurança da cidade. 
Pelo sorteio, a segunda a fazer a pergunta foi a candidata Cida Ramos, que questionou Professor Charliton sobre evasão escolar. 
E para fechar o bloco, Professor Charliton perguntou a Luciano Cartaxo, abordando o tema da nomeação da irmã do prefeito na Saúde.
O quarto bloco também abordou temas livres e o candidato Professor Charliton foi o primeiro a perguntar e escolheu Cida Ramos. 
A pergunta foi sobre emprego. Luciano Cartaxo perguntou na sequência e debateu com Professor Charliton, fazendo a pergunta sobre habitação. 
A última a fazer as perguntas foi Cida Ramos, que escolheu Luciano Cartaxo para fazer uma pergunta sobre uma denúncia do Ministério Público Eleitoral sobre contratações irregulares na Prefeitura de João Pessoa.
Professor Charliton no debate da TV Cabo Branco, em João Pessoa (Foto: Daniel Sousa/G1)

Professor Charliton falou sobre as propostas de emprego e renda. 

"No nosso governo, nós vamos primeiro fazer uma coisa importante: elevar a capacidade de investimento do município que é de 5,39%, vamos elevar para 10% das receitas correntes líquidas. Vamos incrementar a construção civil, criar o programa Capacita João Pessoa, vamos recuperar o papel do Sine, que é recrutar, capacitar e entregar os profissionais para o mercado de trabalho. Vamos criar o pólo tecnológico. 

Precisamos que ele gere emprego qualificado, atraindo empresas para a produção de tecnologia em João Pessoa. Está no nosso programa programa de sustentabilidade, João Pessoa em um desenvolvimento sustentável, a partir de estudos e pesquisas em parceria com institutos", prometeu.

Considerações finais
No quarto e último bloco os candidatos fizeram as considerações finais de 45 segundos cada um.

Luciano Cartaxo, do PSD, agradeceu a oportunidade e ressaltou algumas de suas propostas. “Eu quero agradecer, Fábio, a você, a todos que fazem a TV Cabo Branco. 
Quero agradecer aos candidatos, eu quero agradecer especialmente ao leitor e cidadão pessoense que está em casa nos assistindo. 
Agradecer pela forma carinhosa, respeitosa, que nos motivou a fazer essa campanha perto do povo, ao lado do povo. 
E dizer que estamos dispostos, comprometidos a fazer uma gestão ainda melhor pela nossa cidade com mais experiência, com mais maturidade, com mais equilíbrio, conhecendo melhor ainda os recantos da cidade de João Pessoa, os bairros, as comunidades. Nós estamos preparados para fazer João Pessoa avançar ainda mais. Melhorar cada vez mais na educação, vamos construir 15 novas creches, vamos montar nossa rede de UPA na cidade de João Pessoa. 
Conto com seu voto, conto com seu apoio para João Pessoa avançar mais”, disse.
Cida Ramos, do PSB, parabenizou a realização do debate e pediu o voto dos eleitores. “Quero parabenizar o Sistema da Cabo Branco, você, Fábio. 
Quero parabenizar a todas as pessoas que nos acompanharam, os candidatos. Dizer que nós estamos prontos para governar essa cidade. É fundamental que João Pessoa volte a ter um ciclo de desenvolvimento, que aconteceu nas gestões do PSB, com Ricardo Coutinho e Luciano Agra. 
Eu venho para fazer um trabalho onde as pessoas, elas acreditem na política, porque os serviços efetivamente vão existir. As obras não sofrerão descontinuidade e lentidão. Nós estamos vindo para dar esperança a milhares de pessoas. Peço seu voto para mudar João Pessoa”, disse. 
E, por fim, Professor Charliton, do PT, agradeceu a todos e relembrou sua campanha. “Quero agradecer a vocês, aos candidatos. Lamentar a ausência do companheiro do PSOL, que poderia estar aqui debatendo conosco. Seria muito importante fortalecer a democracia. 
Quero dizer àquele militante que me acompanhou na campanha, aos nossos candidatos a vereadores que nos abraçaram numa luta muito bonita, dia a dia na cidade. A você que nos recebeu em casa, a você que pergunta hoje nesse debate qual é o candidato que tem a melhor proposta pra pensar a cidade. 
João Pessoa tem pressa, ela precisa avançar, ela tem que sair dessa estagnação. As propostas, debates e enfrentamentos desses dois que estão ao meu lado não resolvem esse grande problema. Eu quero transformar João Pessoa numa cidade educadora para que a gente possa promover cidadania e desenvolvimento sustentável”, disse.
1º bloco













2º bloco
 






3º bloco







4º bloco

Nenhum comentário:

Postar um comentário