20 de outubro de 2017

As cinco doenças capazes de serem transmitidas pelo beijo



Resultado de imagem para homem beijando uma mulher

A saliva é um grande meio de transporte de vírus e bactérias que podem evoluir para problemas graves como infecções.

O beijo não transmite apenas paixão, calor e desejo; ele também é uma das principais formas de contágio de inúmeras doenças.

A saliva é um grande meio de transporte de vírus e bactérias que podem evoluir para problemas mais sérios como graves infecções no sangue, rubéola e, até mesmo, pneumonia. 

Confira a lista das cinco doenças que podem ser transmitidas através do beijo, divulgada pela CNN Espanhol.

Doenças transmitidas pelo beijo

Vírus respiratório

Resfriados, gripe, caxumba, sarampo, rubéola e outros inúmeros vírus respiratórios são facilmente transmitidos de uma pessoa para outra. 

Por exemplo, se alguém que possui a doença passar a mão no nariz e depois tocar em algum objeto, quem tocar nesse objeto está sujeito à transmissão. 

O contágio acontece ainda mais rápido se for através de um beijo.
As 5 doenças capazes de serem transmitidas pelo beijo
Foto: depositphotos

Doença do Beijo

Popularmente conhecida como doença do beijo, a mononucleose infecciosa é uma doença transmitida pelo Epstein-Barr (EBV), que pertence à família do vírus da herpes. 

A enfermidade é adquirida através do contato com a saliva de uma pessoa contaminada e apresenta sintomas de febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos.

Herpes

Uma pessoa contrai o vírus da herpes quando tem um contato direto com a ferida de uma pessoa contaminada. 

Muitas vezes essas feridas ficam localizadas nos lábios e o beijo acaba sendo uma das formas mais comuns de se adquirir a enfermidade.

Citomegalovirus

O citomegalovirus é da mesma família da herpes e também pode ser transmitida através de um simples beijo, sangue, sêmen urina e leite materno. 

Os sintomas da doença muitas vezes passam despercebidos, mas o vírus fica latente, podendo apresentar uma fase aguda mais a frente.

Estreptococos do grupo A

São bactérias que fazem parte da nossa flora bucal, podendo ser transmitida de uma pessoa para outra através do contato com a saliva. 

Ela pode causar problemas como orofaringe, tonsilite, infecções de feridas e da pele, infecções do sangue, escarlatina e pneumonia.

Recomendadas para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário